Como emagrecer?

Cadastre agora seu e-mail e receba gratuitamente o E-Book: 7 receitas de Sucos Detox para perder peso e acabar com a gordura do seu corpo!

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Jejum Intermitente: Tudo o Que Você Precisa Saber

Jejum Intermitente: Tudo o Que Você Precisa Saber

Emagrecer rápido e ficar em forma com saúde. Esse é o desejo de muitas pessoas que hoje sofrem com o excesso de peso e todos os problemas de saúde associados a essa condição.

E se você se identificou com esse cenário, saiba que adotando o método certo e seguindo algumas orientações básicas, é possível perder peso rapidamente.

E nesse post, você vai descobrir como fazer isso através do Jejum intermitente.

Isso mesmo! O Jejum Intermitente é um método que vem sendo bastante adotado por pessoas que querem ficar em forma rapidamente. Inclusive, algumas celebridades como Débora Secco e Juliana Paes, já utilizaram esse método para emagrecer e ficar com o corpo em forma.

E se você já fez inúmeras dietas, ou vive na academia e ainda assim não conseguiu perder peso como gostaria então o problema certamente está nas soluções que vem adotando para atingir o seu objetivo.

Nesse artigo, vamos mostrar como esse método de emagrecimento funciona, e de que maneira colocá-lo em prática na sua rotina.

Confira!

 

O que é o jejum intermitente?

jejum intermitente

Antes de qualquer coisa, é importante deixar claro que o Jejum Intermitente não é uma dieta, e sim uma estratégia nutricional. Ela se baseia em períodos de jejum, alternados com janelas de alimentação – que também devem ser controladas.

Essa abordagem auxilia não só na perda de peso, mas também na manutenção da saúde do seu corpo. Ela também tem como objetivo fortalecer o seu organismo, diminuindo o risco de uma série de doenças.

Ao contrário do que muita gente pensa, o Jejum Intermitente não é uma invenção recente. Na verdade, essa é uma prática existente desde os primórdios da humanidade, quando os homens das cavernas ainda tinham que caçar para suprir o seu alimento.

Contudo, foi apenas em 2015 que essa estratégia nutricional começou a ser amplamente divulgada e evidenciada.

Quais são os benefícios do jejum intermitente?

Segundo uma pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde, o número de pessoas com excesso de peso ou obesidade cresce em 60% no Brasil.

Também não é para menos, pois os alimentos estão cada vez mais acessíveis em nosso dia a dia. Uma simples ida ao supermercado mostra a grande variedade de opções e marcas, que nem sempre são necessárias para manter o bom funcionamento do organismo.

Contudo, o JI é um método que pode ajudar você a superar todos os desafios e obstáculos que lhe impedem de emagrecer com saúde, trazendo para a sua vida alguns benefícios que vão além da perda de peso e do emagrecimento rápido. Veja abaixo alguns dos principais benefícios que pode obter ao adotar o JI no seu dia a dia:

 

·         Diminui o risco de doenças cardiovasculares

Outro benefício do jejum intermitente é que ele atua diretamente na diminuição do risco de doenças cardiovasculares. Isso porque, além de reduzir o colesterol LDL, ele auxilia no controle da pressão arterial e do nível de triglicerídeos.

·         Ajuda a combater e prevenir a obesidade

Esse método também atua diretamente no combate e prevenção da obesidade. Os períodos de restrição total de alimentos estimulam o metabolismo a queimar mais gordura, diminuindo drasticamente o peso, mas sem comprometer a sua saúde.

·         Melhora a qualidade de vida

Muitas doenças são causadas justamente pelo consumo em excesso de gorduras e substâncias nocivas presentes em alguns alimentos. O Jejum Intermitente, além de ser uma forma de perder peso rápido, também irá melhorar a sua saúde e qualidade de vida.

Esse método inclui alimentos que possuem em sua composição propriedades que ajudam a acabar com as inflamações do corpo, bem como as chances de desenvolvimento de uma série de doenças, como Diabetes do tipo 2 e distúrbios neurodegenerativos.

Faça o teste agora mesmo e descubra sua Taxa de Inflamação Celular

·         Melhora o humor e diminui os sintomas de estresse, ansiedade e depressão

Mais um dos benefícios do Jejum Intermitente é que, através desse método, você terá a chance de melhorar o seu bem-estar. Isso porque, ele age diretamente na produção de hormônios do humor. Com isso, é possível presenciar uma redução nos sintomas de estresse, ansiedade e depressão.

Ao mesmo tempo, as sensações de bom humor também aumentam.

Quais são os tipos de JI e como perder peso rápido por meio deles?

benefícios do jejum intermitente

Se engana quem acha que o JI se trata apenas de um único método de emagrecimento. Essa estratégia nutricional apresenta várias modalidades. Isso porque, cada uma delas leva em conta as características corporais e metabólicas do praticante.

Por isso, se está pensando em começar o Jejum Intermitente, é necessário iniciar um acompanhamento como o nutricionista. Apenas este profissional poderá avaliar com calma as suas necessidades e indicar qual o tipo de JI mais indicado para você.

É preciso deixar claro que não há como adotar o Jejum Intermitente sem esse tipo de acompanhamento. Até porque, é o nutricionista que vai lhe orientar quanto ao cardápio que deve seguir em sua rotina diária.

Além disso, assim como outras estratégias para perder peso, o JI também possui suas restrições. Então, se você deseja emagrecer rápido e com saúde, não deixe de fazer o Jejum Intermitente com acompanhamento nutricional.

Basicamente, o Jejum Intermitente apresenta modalidades que variam de 16 a 24 horas de total restrição alimentar. São elas:

·         Método 16/8

Uma das maneiras de emagrecer rápido em uma semana com o JI é o método 16/8. Nele, você terá um período de 16 horas de total restrição alimentar, e uma janela de alimentação de 8 horas.

Mas, atenção! Esse período de 16 horas não precisa ser seguido. Na verdade, ele é dividido em 2 refeições diárias. Então, se você fizer uma refeição às 12h, a outra só poderá ser feita às 20h. Assim você fecha o ciclo do Jejum Intermitente.

·         Método 24 horas ou jejum completo

Essa é uma das modalidades mais comuns, mas, que é indicada para quem já passou pela anterior. A dinâmica é bem simples, você ficará 24 horas em comer, de uma a duas vezes por semana.

Durante esse período de restrição alimentar, apenas bebidas como água e chá estão liberadas.

·         Método 5:2

Esse é uma das maneiras de perder calorias rápido que não corta totalmente a alimentação de um dia, como o método anterior.

Nessa modalidade, em dois dias da semana, que não devem ser consecutivos, você deverá comer entre 500 e 600 calorias.

Já nos demais dias da semana, você poderá manter uma alimentação padrão de 2.000 calorias, mas, claro, seguindo as regras de refeições do JI.

No geral, inicia-se com o JI utilizando uma abordagem menos restrita. Isso porque, o nosso organismo está acostumado ao excesso de alimentos e irá passar por alguns efeitos colaterais durante esse processo.

Conforme o seu corpo for se adaptando, e você emagrecendo e ficando mais saudável, é possível optar por modalidades menos restritivas.

Mas, seja qual for a abordagem utilizada, a verdade é que o JI lhe ajudará a ficar com o corpo em forma e saudável do jeito que sempre quis.

 

Quem pode e não pode fazer o jejum intermitente?

O Jejum Intermitente não é um método que pode ser adotado por qualquer pessoa. Na verdade, ele é indicado para quem já faz um acompanhamento nutricional e ainda não conseguiu perder peso como gostaria.

Por isso, se você pretende fazê-lo e ainda não conta com o auxílio de um nutricionista, é melhor começar o seu acompanhamento.

Além disso, o jejum intermitente não é indicado para:

  • Idosos;
  • Crianças;
  • Pessoas com insuficiência renal;
  • Pessoas com quadro de anemia;
  • Pessoas que fazem uso de medicamentos controlados;
  • Pessoas com crises de enxaqueca ou sistema imunológico deficiente.

Ele também não é indicado para gestantes, uma vez que nesse período elas precisam de mais nutrientes do que o normal para suprir as suas necessidades nutricionais dela e as do bebê.

Efeitos colaterais do Jejum Intermitente

Uma das coisas que você precisa ter em mente em relação a esse método é que, além de buscar os benefícios do JI, também é preciso ficar atento aos efeitos colaterais que esse método gera. Esses efeitos são causados principalmente no início da mudança alimentar, por conta da adaptação do seu organismo ao Jejum Intermitente.

Dentre os principais efeitos colaterais do Jejum Intermitente, é possível citar:

  • Fome excessiva;
  • Dores de cabeça;
  • Fadiga;
  • Tonturas;

Muitos efeitos colaterais do Jejum Intermitente são causados por conta da redução de testosterona e níveis de triiodotironina, que estão relacionados à tireoide. Geralmente eles acontecem apenas nas primeiras semanas de adaptação.

No entanto, é preciso ficar atento, pois se os efeitos colaterais demorarem a passar, o ideal é que procure o seu nutricionista.

Dicas de como perder peso com o JI

jejum intermitente

Agora que você já sabe tudo sobre o Jejum Intermitente, vamos dar algumas dicas para que aprenda como usar esse método para acelerar a perda de peso e ficar com o corpo em forma rapidamente. E a primeira delas é:

#01  Faça refeições regradas

Independentemente da modalidade de JI que você escolheu fazer, é importante que mantenha refeições regradas nas janelas de alimentação.

Elas devem ter como foco principal as proteínas, seguida das gorduras boas. Além disso, opte por carboidratos de baixo índice glicêmico.

Nesse período, a oferta de nutrientes diminui, por isso, também foque em alimentos com altas taxas de vitaminas e sais minerais para não correr o risco de sofrer de deficiência nutricional.

#02  Siga a frequência determinada pelo seu nutricionista

A frequência do jejum intermitente irá depender de uma avaliação criteriosa do seu nutricionista.

De maneira geral, o de 16 horas é feito três vezes por semana, enquanto os demais de uma a duas vezes, sempre em dias não consecutivos.

#03  Pratique exercícios físicos

Vários estudos já mostraram que a prática de exercícios físicos potencializa os resultados de qualquer regime para emagrecer e com o Jejum Intermitente não é diferente.

Mas, ao associar o JI à prática de atividade física, é necessário tomar alguns cuidados básicos.

Para começar, não é recomendado que você faça atividades do gênero na primeira semana de adaptação, por conta dos efeitos colaterais que o JI pode ocasionar.

É preciso avaliar o seu padrão dietético antes de optar ou não por essas práticas.

Além disso, é importante manter uma hidratação constante, e, cuidar das refeições pré e pós treino.

#04  Trabalhe a questão psicológica

Uma das questões importantes do jejum intermitente é a parte psicológica.

É muito importante que você entenda realmente como essa estratégia funciona, para não acabar achando uma desculpa para a compulsão.

Muitas pessoas acreditam que, como ficam longos períodos com total restrição alimentar, podem comer o que quiserem e na quantidade que bem entenderem.

Isso gera ainda mais compulsão por alimentos nada saudáveis.

Não há como perder peso rápido mantendo esse tipo de pensamento.

O JI se baseia não apenas nos períodos de restrição alimentar total, mas também, nas janelas de alimentação saudável e equilibrada!

#05   Cada organismo irá responder de uma maneira diferente

Apesar dessa estratégia nutricional ter modalidades bem específicas, cada organismo irá responder de maneira diferente.

Há pessoas que conseguem perder 3kg em uma semana, enquanto outras apenas 1kg.

Tudo depende do seu metabolismo e hábitos.

Por isso que não é válido seguir a modalidade e cardápio de uma amiga ou conhecida, é recomendado seguir métodos elaborados por profissionais, como por exemplo a:

  • Dieta 21 Dias do Dr. Rodolfo Aurélio, onde em 21 dias são eliminados entre 5 à 10kg, podendo variar de acordo com sua determinação e vontade de mudar de vez. CLIQUE AQUI para conhecer

Aquele método foi desenvolvido para aquela pessoa, com base nas necessidades dela.

Você deve buscar o seu nutricionista para a elaboração de um método adequado ao seu corpo.

Além disso, é importante ir adaptando a metodologia conforme os resultados e efeitos.

 

Conclusão

O jejum intermitente pode te ajudar de diferentes maneiras. Ele é benefício não apenas na questão de emagrecimento, mas, também, para a sua saúde e qualidade de vida. Com ele, você sentirá mais disposição e terá mais produtividade.

Agora que você sabe tudo sobre o JI e como perder peso rápido em uma semana adotando esse método incrível, não deixe de procurar um nutricionista para dar início a sua estratégia nutricional.

Portanto se você gostou desse post? Quer saber mais sobre como ter uma vida saudável? Então não deixe de acompanhar nossas postagens e ficar por dentro de todas as novidades e dicas para garantir um corpo em forma e uma vida mais saudável!!!!

Compartilhe com seus amigos!

 

Quer perder de 5 à 10kg em apenas 21 dias? É incrível, em menos de 1 ano eu consegui eliminar 41kg!

Clique no botão abaixo e saiba mais!

 

Jejum Intermitente: Tudo o Que Você Precisa Saber
5 (100%) 1 vote

2 Comentários


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *